Banco de Sangue - LMC

Dar sangue no
Luanda Medical Center

Serviço de Imunohemoterapia

3 razões para ser um dador de sangue

Dar sangue é um gesto simples e que pode salvar uma vida. A Dra Vera Fontes/Jemima Patricinio especialista em Medicina Interna, do Luanda Medical Center, apresentamos-nos 3 bons motivos para ser dador de sangue.

A doação de sangue é uma das melhores maneiras de salvar vidas. O sangue doado é usado para tratar uma variedade de doenças, como anemias, distúrbios de coagulação do sangue, queimaduras graves, cirurgias e muitas outras condições médicas.

Dar sangue pode ter benefícios para a saúde do dador. Estudos têm mostrado que a doação regular de sangue pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Dar sangue é uma forma de fazer a diferença e ajudar as pessoas. Além disso, muitas pessoas precisam de doações de sangue para sobreviver e a dádiva de sangue é uma das maneiras mais simples e diretas de ajudar quem precisa.

Sabia que...

No corpo humano circulam cerca de 5 a 6 litros de sangue, mas apenas 450 ml são necessários para uma doação de sangue.

O processo de colheita de sangue leva aproximadamente 30 minutos.
Um adulto do sexo feminino pode doar sangue até 3 vezes por ano, enquanto um adulto do sexo masculino pode doar até 4 vezes por ano.


É possível doar sangue sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00, na Rua Cabral Moncada, nº 00.

Informações

  • Está grávida;
  • Tem VIH/SIDA ou já testou positivo para o VIH/SIDA;
  • Tomou ou está a tomar medicação para tratar uma doença potencialmente transmissível pelo sangue (ex.: VIH/SIDA, Hepatites B ou C, Sífilis);
  • Consome ou alguma vez consumiu drogas injetáveis não prescritas pelo médico;
  • Alguma vez teve contactos sexuais mediante o recebimento de contrapartidas financeiras ou equivalentes (dinheiro, drogas ou outras);
  • Fez transplante de origem humana nos últimos seis meses;
  • Fez tratamento com gonadotrofina humana (por exemplo, hormona de crescimento);
  • Recebeu alguma transfusão de sangue depois de 1980.

Não dê sangue, se, nos últimos 3 meses

  • Tomou medicação para prevenir a infeção por VIH (PrEP, PEP);
  • Teve contacto sexual com uma nova pessoa ou mais do que uma pessoa;
  • Teve contacto sexual com uma pessoa com comportamentos de risco infecioso acrescido (ex.: consumo de drogas injetáveis ou inaláveis, práticas sexuais a troco de recebimento de contrapartidas); com uma pessoa com infeção sexualmente transmissível; com pessoa sob o efeito de álcool ou drogas.
    Lembre-se que pode transmitir o VIH/SIDA e Hepatites a outras pessoas através da transfusão dos seus componentes sanguíneos, mesmo que se sinta bem e tenha um teste negativo. Isto porque logo imediatamente após a exposição a agentes infeciosos, os testes laboratoriais disponíveis não conseguem detetar as infeções por algum período de tempo – PERIODO JANELA.
  • Se pensa que pode estar em risco de ter contraído alguma doença infeciosa e pretende ser testado, por favor, peça-nos informação e não dê sangue.

COVID-19 Apesar de não existir evidência científica sobre a transmissão deste agente viral através de transfusão, por precaução, as pessoas infetadas com COVID-19 ou com contactos próximos a doentes COVID-19 não são elegíveis temporariamente para dar sangue.

Se a pessoa foi aprovada para a dádiva de sangue dirige-se à sala de colheita, sendo recebida por um profissional de saúde que irá realizar:

  • Confirmação positiva da sua identidade;
  • Inspeção e desinfeção do local da punção. Será utilizado um sistema estéril de saco de colheita de sangue e agulha de uso único.

O seu sangue será analisado para determinar o seu grupo sanguíneo e efetuado um conjunto de análises relativas a agentes passíveis de transmissão via sanguínea, incluindo agentes endémicos em Angola.

Sempre que os resultados analíticos identificarem alterações que possam comprometer a sua saúde ser-lhe-á enviada uma notificação.

Se nos 14 dias após a sua dádiva adoecer ou se recordar alguma situação que ponha em causa a segurança da dádiva que fez, deve comunicar de imediato ao nosso Serviço de Sangue através dos contactos em baixo.

Os dados pessoais recolhidos pelo Serviço de Sangue são obrigatórios e necessários para a dádiva de sangue, para garantir a segurança dos dadores e dos doentes, a rastreabilidade, sendo conservados de acordo com a legislação em vigor.

O tratamento de dados é feito de modo confidencial e seguro, nos termos e condições descritos.

É oferecido um ligeiro lanche e é importante ingerir líquidos para reforçar a sua hidratação.

Depois de ter feito a dádiva, será informado através da sua App My LMC o resultado das suas análises. Caso se tenha detetado alguma alteração nas análises, será informado e aconselhado por SMS a fazer acompanhamento médico.

Marcações

Envie-nos um email ou marque directamente na nossa App My LMC, Menu Marcações, especialidade Imunohemoterapia.

Contactos

Para esclarecimento de dúvidas e pedidos de Informação envie-nos um email para: darsangue@lmc.co.ao

Pedido de Marcação

    ×