Medicina Interna

Dra. Catarina Serafim

Nacionalidade: Portuguesa e Angolana

Idade: 39

Especialidade: Medicina Interna, especialidade que trata de todas as doenças do foro médico (não cirúrgico), tratando desde doenças agudas, infeciosas e não infeciosas – como a malária, acidente vascular cerebral – até doenças crónicas – como Diabetes e Hipertensão.

Sub-especialidade: Diabetologia, tendo vários anos de experiência no tratamento, seguimento e prevenção de complicações sendo actualmente responsável pela Consulta de Diabetes do LMC. Estreita colaboração com a Cardiologia e Oftalmologia na prevenção de complicações cardíacas ou oftalmológicas da Diabetes. Ênfase no seguimento estrito do doente diabético, com exames e consultas regulares para um melhor controlo da doença, ajuda na gestão da doença crónica, com apoio das consultas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, assim como acesso aos medicamentos mais actualizados de acordo com as normas das sociedades internacionais de Diabetes. Seguimento de doentes com Diabetes, também em idade pediátrica.

Formação:

– Medicina Interna desde Março de 2012
– Pós graduação em Medicina do Doente Crítico (inclui diversos módulos entre os quais – Suporte Avançado de Vida; Sépsis e Infecção Grave; Ventilação invasiva e não invasiva; Equilíbrio ácido-base e Hidroelectrolítico) pela REANIMA (Associação para a Formação em Reanimação e Medicina do Doente Crítico)
– Curso Avançado de Diabetologia Clínica pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
– Curso de Formação de Formadores de Suporte Avançado de Vida, pelo Conselho Português de Ressuscitação
– Formadora em reanimação (Suporte Básico de Vida, Suporte imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida) pela ALENTO (Associação para a formação em reanimação), certificada pelo Conselho Europeu de Ressuscitação e pela American Heart Association, tendo efectuado múltiplos cursos em Hospitais Portugueses e no Hospital Militar Principal de Luanda.
– ETC – European Trauma Course

Artigos publicados (como co-autora):

– Malária Grave Importada em Doentes Críticos; Severe Imported Malaria in Critical Care Patients. Acta Med Port 2012 Sep-Oct;
– Múltiplos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Locais onde trabalhou:

– Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – Beja
– Instituto Nacional de Emergência Médica, como médica da Viatura de Emergência Médica (pré-hospitalar), sediada no Hospital de Beja

Mais médicos nesta especialidade