Medicina Interna

Dra. Catarina Serafim

Nacionalidade: Portuguesa e Angolana

Idade: 39

Especialidade: Medicina Interna, especialidade que trata de todas as doenças do foro médico (não cirúrgico), tratando desde doenças agudas, infeciosas e não infeciosas – como a malária, acidente vascular cerebral – até doenças crónicas – como Diabetes e Hipertensão.

Sub-especialidade: Diabetologia, tendo vários anos de experiência no tratamento, seguimento e prevenção de complicações sendo actualmente responsável pela Consulta de Diabetes do LMC. Estreita colaboração com a Cardiologia e Oftalmologia na prevenção de complicações cardíacas ou oftalmológicas da Diabetes. Ênfase no seguimento estrito do doente diabético, com exames e consultas regulares para um melhor controlo da doença, ajuda na gestão da doença crónica, com apoio das consultas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, assim como acesso aos medicamentos mais actualizados de acordo com as normas das sociedades internacionais de Diabetes. Seguimento de doentes com Diabetes, também em idade pediátrica.

Formação:

– Medicina Interna desde Março de 2012
– Pós graduação em Medicina do Doente Crítico (inclui diversos módulos entre os quais – Suporte Avançado de Vida; Sépsis e Infecção Grave; Ventilação invasiva e não invasiva; Equilíbrio ácido-base e Hidroelectrolítico) pela REANIMA (Associação para a Formação em Reanimação e Medicina do Doente Crítico)
– Curso Avançado de Diabetologia Clínica pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
– Curso de Formação de Formadores de Suporte Avançado de Vida, pelo Conselho Português de Ressuscitação
– Formadora em reanimação (Suporte Básico de Vida, Suporte imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida) pela ALENTO (Associação para a formação em reanimação), certificada pelo Conselho Europeu de Ressuscitação e pela American Heart Association, tendo efectuado múltiplos cursos em Hospitais Portugueses e no Hospital Militar Principal de Luanda.
– ETC – European Trauma Course

Artigos publicados (como co-autora):

– Malária Grave Importada em Doentes Críticos; Severe Imported Malaria in Critical Care Patients. Acta Med Port 2012 Sep-Oct;
– Múltiplos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Locais onde trabalhou:

– Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – Beja
– Instituto Nacional de Emergência Médica, como médica da Viatura de Emergência Médica (pré-hospitalar), sediada no Hospital de Beja

Mais médicos nesta especialidade

O Luanda Medical Center realiza os seguintes testes para a Covid-19:

  • Teste serológico (ELISA);
  • Teste rápido IGG-IGM;
  • Teste rápido de antigénio;
  • Teste RT-PCR (o único teste aprovado para voos internacionais).

Os nossos resultados de teste para RT-PCR estão geralmente disponíveis em 48 horas ou menos. No entanto, em situações imprevistas que estejam para além do nosso controle, os resultados podem exceder as 48 horas. O Luanda Medical Center não se responsabiliza por atrasos em viagens, causados pela indisponibilidade dos resultados dos testes no prazo de 48 horas. No entanto, garantimos que fazemos todos os esforços para que os resultados sejam entregues dentro do prazo.