Especialidades

Anatomia Patológica

É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico de doenças através da análise macroscópica e microscópica dos tecidos, órgãos e fluidos corporais.

Anestesiologia

É a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos.

Cardiologia

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Cardiologia Pediátrica

A Cardiologia Pediátrica dedica a sua atenção ao diagnóstico e tratamento das doenças que atingem o coração e o sistema cardiovascular em idade pediátrica.

Cirurgia Geral

É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.

Cirurgia Pediátrica

É a especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças do recém-nascido (cirurgia neo-natal) da criança e do jovem.

Dermatologia

 É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças da pele. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas.

Endocrinologia

É uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, diagnósticos e tratamento das perturbações do funcionamento.

Fonoaudiologia

É a especialidade que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspetos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar.

Gastroenterologia

É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.

Gastroenterologia Pediátrica

A subespecialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema digestivo nas crianças.

Ginecologia / Obstetrícia

É a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino (ginecologia), bem como ao acompanhamento durante gestação, no parto e pós-parto (obstetrícia).

Hematologia

É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos que intervêm na sua formação.

Imagiologia / Radiologia

É a área da medicina que se dedica ao diagnóstico e terapêutica através do uso de imagens obtidas usando radiação ionizante (radiografia, tomografia computorizada, mamografia), ultrassons (ecografia) ou radiofrequência (ressonância magnética).

Imunoalergologia

É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema imunitário.

Infecciologia

É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas (causadas por microrganismos – vírus, bactérias e fungos.

Medicina de Urgência

É a especialidade que está preparada para agir em situações de urgência, com o seu campo privilegiado de atuação nas salas de emergência junto de doentes gravemente enfermos, eventualmente sob risco iminente de morte e que exigem um atendimento imediato, muitas vezes com procedimentos complexos.

Medicina do Trabalho e HSST

Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das alterações da saúde, das doenças e acidentes profissionais, assim como das questões ergonómicas, de higiene e segurança, fisiológicas e toxicológicas relacionadas com as condições e ambiente de trabalho.

Medicina Estética

É a especialidade médica que se dedica ao tratamento cirúrgico de malformações (congénitas e adquiridas) e lesões traumáticas da pele e anexos, nos seus aspectos estéticos, morfológicos e funcionais

Medicina Geral e Familiar

É a especialidade médica que se dedica ao seguimento a longo prazo da saúde de indivíduos de todos os escalões etários.

Medicina Interna

É a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar.

Neurologia

É a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso.

Nutrição

É especialidade clínica que se dedica à avaliação das necessidades nutricionais e ao planeamento alimentar em situações específicas.

Oftalmologia

É uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e seus anexos.

Oncologia

É a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer (neoplasias e tumores, sejam eles benignos ou malignos)

Ortopedia

É a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações.

Otorrinolaringologia

É uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

Pediatria

É a especialidade médica que se dedica ao seguimento a longo prazo da saúde física, emocional e social das crianças e jovens.

Psicologia

É a especialidade que estuda o comportamento humano e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes).

Urologia

 É uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário e do sistema reprodutor de homens.

Encontrar médico