Ginecologia e Obstetrícia

Dra. Maria Gonzalez - Ginecologia e Obstetrícia

Temos uma paciente de 29 anos, que estava a tentar ter filhos há 6 anos, sempre sem sucesso. Após ter engravidado 9 vezes, com abortos consecutivos e perdas gestacionais até às 27 semanas, decidiu procurar o Luanda Medical Center para uma segunda opinião, na esperança de conseguir uma solução para o seu problema.

Teve a primeira consulta pré-concepcional em que, depois de se estudar em profundidade o caso e história obstétrica, decidimos proceder a uma série de testes em busca de doenças sistémicas, as quais são muitas vezes causa de abortos recorrentes, que frequentemente passam despercebidos ou não são investigados.

No decorrer da investigação descobriu-se um teste positivo que, juntamente com a história obstétrica, permitiu fazer o diagnóstico de uma doença chamada “síndrome anti-fosfolipídeo”.

Antónia recorreu à consulta. Alguns meses mais tarde e já grávida, em tratamento rigoroso e específico pré-natal, e graças a cuidados médicos e tratamento adequados, ela e o seu marido têm em casa sua a filha Noêmia Gizela, saudável.

casoclinico_lmc_ginecolociaobstetricia01

Como ela existem muitas mulheres com histórias semelhantes. Este exemplo demonstra a importância de uma consulta pré-concepcional adequada, na qual a paciente é estudada em profundidade, podendo chegar-se a diagnósticos de uma de uma série de doenças que são facilmente tratadas, levando a gravidez até ao fim e proporcionando o nascimento de crianças saudáveis.