Luanda Medical Center e Fundação Mulher unidos na Prevenção do Cancro da Mama

O Diagnóstico Precoce do Cancro da Mama pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Outubro é o mês da luta contra o cancro da mama. Considerado como o mais prevalente entre as mulheres a nível mundial, estima-se que 508 mil mulheres morrem todos os anos devido a esta doença. O diagnóstico precoce, em que a doença ainda não causa sintomas e os tumores têm reduzidas dimensões, baixa a mortalidade por Cancro da Mama.

Recomendado às mulheres a partir dos 40 anos, a mamografia periódica é o primeiro passo. Este procedimento está estabelecido ao nível dos cuidados primários de saúde em muitos países do mundo e em toda a Europa.

No intuito de alertar as mulheres angolanas sobre o número de mortes associado a esta doença, o Luanda Medical Center e a Fundação Mulher Contra o Cancro da Mama associaram-se para diversas acções de sensibilização sobre a importância da prevenção, que irão decorrer durante este mês.

Esta parceria vai incluir o rastreio a mulheres em idades de risco, um workshop sobre o tema em parceria com organização não-governamentais femininas, apoio à Gala de Beneficência para prevenção do cancro da mama, terminando com uma corrida, no dia 31 de Outubro na Baía de Luanda.

“O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada. É crucial envolver toda a população, com maior participação das mulheres, com ainda maior esforço dos profissionais envolvidos e com mais e melhores meios de diagnóstico. É nesta senda que o Luanda Medical Center se associa a esta causa e à Fundação Mulher, ajudando a difundir a informação e apelando para a realização do diagnóstico precoce, pois o rastreio atempadamente pode ser a diferença entre a vida e a morte.”

As pacientes do Luanda Medical Center são igualmente convidadas a fazer o rastreio, durante deste mês, podendo assim beneficiar de um desconto de 50% no acto de mamografia + ecografia mamária.

O Luanda Medical Center

Um centro médico de referência que foi idealizado para prestar cuidados de saúde de excelência à população angolana. Integram a equipa médica internacional, profissionais de saúde oriundos de Portugal, Espanha e Israel.

O centro tem como Visão, ter um impacto significativo, através da melhoria dos padrões de cuidados de saúde, disponíveis e através de instalações internacionalmente acreditadas, operadas e supervisionadas.

As instalações dispõem de salas de operação modernas, vários consultórios médicos para as diferentes consultas de especialidade, uma unidade especializada de gastrenterologia, uma unidade de cardiologia, um centro de diagnóstico completo e um laboratório de análises que servirá tanto o Luanda Medical Center como outras clínicas na área.

O Luanda Medical Center realiza os seguintes testes para a Covid-19:

  • Teste serológico (ELISA);
  • Teste rápido IGG-IGM;
  • Teste rápido de antigénio;
  • Teste RT-PCR (o único teste aprovado para voos internacionais).

Os nossos resultados de teste para RT-PCR estão geralmente disponíveis em 48 horas ou menos. No entanto, em situações imprevistas que estejam para além do nosso controle, os resultados podem exceder as 48 horas. O Luanda Medical Center não se responsabiliza por atrasos em viagens, causados pela indisponibilidade dos resultados dos testes no prazo de 48 horas. No entanto, garantimos que fazemos todos os esforços para que os resultados sejam entregues dentro do prazo.