Malária

Dra. Vera Fontes - Medicina Interna

Tivemos recentemente no Luanda Medical Center, um caso de uma senhora, com cerca de 60 anos, com sintomas de febre e mal estar geral há cerca de 3 semanas. Antes de chegar até nós, recorreu a várias clínicas, onde realizou inúmeras análises e gota espessa, com resultados sempre negativos.

No LMC, foi possível detectar este caso de Malária, pois o nosso laboratório está equipado com Parasight P-002*, o qual permite detectar, de forma precoce e através do processamento de imagens, os vários tipos de Plasmodium (alguns difíceis de identificar a olho nú), tudo em apenas 15 minutos.

Através deste equipamento foi possível fazer o diagnóstico de malária por Plasmodium ovale e vivax, uma combinação muito rara e difícil de detectar na gota espessa. Este aparelho tem a vantagem de não ser dependente do operador e elimina os factores de erro inerentes ao olho humano, permitindo fazer até 25 gotas espessas ao mesmo tempo.

O futuro acontece no Luanda Medical Center.

*A Parasight foi provada como a solução mais precisa, rápida e consistente na deteção da malária. Usa cartuchos descartáveis para criar uma versão uniforme, padronizada e eficiente de um “esfregaço de sangue fino”, que é fácil de preparar em 15 segundos. Esses cartuchos requerem apenas uma gota de sangue que pode ser obtida do dedo ou do tubo. O tempo total de processamento do diagnóstico é de aproximadamente 4 minutos por amostra. Cada lote pode conter até 25 amostras de pacientes e os cartuchos podem ser inseridos durante a leitura. Mais info em https://www.sightdx.com/

Sobre a Malária

A malária é uma doença causada pelo parasita Plasmodium que, por sua vez, tem várias espécies – falciparium, vivax, ovale, malariae e knowlesi. A espécie de Plasmodium mais frequente em Angola é o falciparum, sendo que as outras também existem mas, sendo menos frequentes, são mais difíceis de detectar. Cursam com uma apresentação clínica ligeiramente diferente, podendo o doente chegar a ter 2 ou 3 semanas de sintomas que são intermitentes, ou seja, 2 ou 3 dias de febre e mal estar alternado com 2 ou 3 dias em que estão assintomáticos.