MULHERES NA SAÚDE – Conheça a Enfermeira Margarida Cruz

“Trabalhamos com a vida humana em todas as suas etapas”, afirma a Enfermeira Margarida Cruz.

“Nasci no Lobito e com 22 anos rumei a Portugal. Tirei o curso de enfermagem na escola Calouste Gulbenkian, de Braga. Fiz uma especialidade em Saúde Infantil e Pediátrica e uma pós-graduação em Educação para a Saúde.

Leccionei a cadeira de Saúde Infantil e Pediátrica em cursos de enfermagem e especialidades. O sonho de voltar a Angola e dar o meu contributo para a melhoria dos cuidados e para a formação de enfermeiros fez com que, em 2012, regressasse ao Lobito, onde formei e coordenei a equipa de enfermagem da Clínica Sagrada Esperança.

Em 2016, cheguei ao LMC, onde sou coordenadora dos serviços das consultas externas e, até 2019, da Medicina do Trabalho. Durante a pandemia, esta área esteve inactiva, mas dada a sua relevância foi agora revitalizada, na nossa clínica de Talatona.

Este percurso profissional, rico de experiências, proporcionou-me uma visão real do que significa “Cuidar”, que é muito mais do que prestar cuidados.

Cuidar é ter pensamento crítico, reflexivo, é encontrar situações adequadas e individualizadas para cada doente ou grupo, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, com autonomia e em cumprimento dos preceitos éticos e legais.

Na Enfermagem, as mulheres ainda representam cerca de 75% da força de trabalho, mas não creio que ser mulher ajude ao êxito profissional. Os homens são cada vez mais uma realidade que quebra os estereótipos do género no Cuidar.

Mais Notícias

Mulheres na saúde women in the health sector

“Desde menina e motivada pelo ambiente familiar, sempre…

Luanda Medical Center Aponta Para A Sustentabilidade

O Luanda Medical Center (LMC) está a investir na sustentabilidade…

CENTROS MÉDICOS

Ed. Luanda Medical Center
Rua Amilcar Cabral, nº3
Luanda, Angola

Shopping Avennida
Talatona, Luanda, Angola

FALE CONNOSCO

+244 923 167 730
+244 222 708 000

Siga-nos

×