Mulheres na saúde e nova unidade de hipertensão

Dra. Vera fontes especialista em medicina interna “ainda me surpreendem os ‘obrigado’”

“Desde que me lembro, a medicina foi sempre a minha única opção profissional e sempre quis seguir uma especialidade generalista. Na faculdade, passei pela Medicina Interna e percebi que era o que queria fazer. Apaixonei-me, e continuo apaixonada, por esta especialidade que consegue integrar todos os sintomas, que percebe o doente numa perspectiva holística.

Com doentes dos foros respiratório, infeccioso, cardiovascular e auto-imune, entre outros, obriga a uma actualização constante, o que, para mim, é uma das suas grandes vantagens. A Medicina Interna é a especialidade base de um hospital, fundamental na orientação do diagnóstico da maioria das doenças, no serviço de urgência e na orientação dos doentes urgentes/emergentes.

É fundamental nos cuidados intensivos e no serviço de internamento. E como em todas as especialidades, penso que também na Medicina Interna a sensibilidade feminina pode ajudar a criar empatia com os doentes de uma forma diferente. Para alcançar a excelência, além de observar um doente, fazer um diagnóstico e prescrever um tratamento eficaz temos de ir um pouco mais longe, dar um pouco mais de nós. E não conheço outra forma de fazer Medicina.

Actualmente, acumulo a Medicina Interna com a direcção clínica do Luanda Medical Center, onde costumo dizer que estou ‘por engano’. Nunca pensei sequer exercer um cargo de gestão, mas apaixonei-me pelo projecto do LMC. Quando, após cinco anos de trabalho, surgiu o convite para abraçar este desafio, não me senti capaz de recusar. Pensei: ‘Esta é a minha casa, estes médicos são as minhas pessoas. Vamos para a frente!’ E assim é, há três anos.

Acabei por me enamorar pela gestão, por perceber que as decisões que tomamos têm impacto na performance da clínica e que tenho a oportunidade de trazer para Angola medicina de qualidade com base em padrões internacionais. E, apesar de estar apenas a fazer o meu trabalho, muitas pessoas agradecem-me, quando se sentem melhor, quando um familiar se sente melhor… e isso ainda me surpreende.

Confesso que, depois de tantos anos, ainda me surpreendem os ‘Obrigado’”.

Aceda ao artigo completo aqui

Mais Notícias

Mulheres na saúde women in the health sector

“Desde menina e motivada pelo ambiente familiar, sempre…

Luanda Medical Center Aponta Para A Sustentabilidade

O Luanda Medical Center (LMC) está a investir na sustentabilidade…

CENTROS MÉDICOS

Ed. Luanda Medical Center
Rua Amilcar Cabral, nº3
Luanda, Angola

Shopping Avennida
Talatona, Luanda, Angola

FALE CONNOSCO

+244 923 167 730
+244 222 708 000

Siga-nos

×