ALIMENTAÇÃO: MITO ou FACTO? - LMC

ALIMENTAÇÃO: MITO ou FACTO?

1. “Beber água às refeições engorda.”
Mito. A ingestão de água não engorda. Ela não fornece calorias, pois não tem macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono). Até pelo contrário, beber um copo de água durante as refeições pode causar uma sensação de saciedade mais rápida, o que leva que haja uma diminuição de alimentos ingeridos. Mas se ingerir muito mais do que um copo de água tem o efeito contrário, pois dilata o estômago e assim será necessário ingerir uma maior quantidade de alimentos para que atinja a saciedade. Lembrese que é fundamental que beba pelo menos 1,5L de água por dia para se manter mais saudável e não tenha medo de beber à refeição.


2. “O azeite não engorda.”
Mito. Embora o azeite seja uma gordura mais saudável que outras que utilizamos, este também é calórico. O azeite fornece calorias semelhantes ao óleo e às outras gorduras, 9 Kcal por grama, ou seja, é melhor moderar o consumo. No entanto a gordura fornecida pelo azeite é considerada uma das mais saudáveis, estando associada à redução de mau colesterol, mas o consumo exagerado só porque é saudável deve ser evitado.


3. Frutos gordos são muito calóricos por isso não devemos consumilos.

Mito. É verdade que os frutos gordos como o próprio nome indica contêm muita gordura, mas é uma gordura boa. Pesquisas recentes sugerem que a ingestão de frutos gordos como nozes, amêndoas, ginguba como parte de uma dieta saudável pode ajudálo a perder peso. Os investigadores acreditam que a gordura presente nos frutos gordos ajuda as pessoas a sentiremse saciadas e a proteína ajuda a libertar uma
hormona que tem o efeito de reduzir o apetite. Além disso são uma excelente fonte de fibras e fornecem muitos nutrientes como vitamina E, magnésio, folato e cobre. Por isso, em quantidade reduzida e no âmbito de uma alimentação variada podemos e devemos consumilos.


4. “A fruta é saudável por isso podese comer toda a fruta que se quiser.”
Mito. A fruta contém frutose, um açúcar simples que pode e deve ser consumido diariamente mas sem exagero. A quantidade de fruta recomendada diariamente é de 3 a 4 peças. Quem consome fruta em excesso não está a fazer uma alimentação saudável e poderá desencadear problemas de saúde no futuro.


5. “O pão engorda muito.”
Mito. Frequentemente ouvese dizer que para emagrecer não se deve comer pão. Este, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação, no entanto, não é um alimento proibido para quem quer emagrecer. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos (manteiga, doces, queijos gordos, chourição), aumentando significativamente o seu valor calórico.


6. “Há alimentos proibidos.”
Mito. Qualquer alimento pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. É verdade que alguns alimentos, sobretudo quando são ricos em gorduras ou em açúcar são apontados como pouco saudáveis. O que não significa que não possam ser ingeridos. A questão fundamental prendese com a quantidade e a frequência. Alimentos menos equilibrados devem ser ingeridos em menor quantidade e apenas de vez em quando.


7. O chá verde ajuda a emagrecer.”
Facto. Diversos estudos indicam que o chá verde, para além de ser rico em antioxidantes, tem entre outras, propriedades diuréticas e termogénicas, podendo ser um aliado numa dieta para perda de peso.


8. “A margarina é menos saudável que a manteiga”.
Facto. A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui ácidos gordos trans. Este tipo de gordura existe na margarina porque ela sofre um processo de hidrogenação para adquirir a consistência adequada. Este tipo de gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o bom colesterol (HDL), sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga. O ideal é consumir outras formas de gordura como os
cremes vegetais para barrar, azeite e óleos vegetais na sua forma natural. Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.


9. As bactérias do iogurte são benéficas”.
Facto. O iogurte é geralmente obtido pela fermentação do leite, através da ação de duas bactérias: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus que transformam a lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico. Uma vez que são adicionadas após o processo de pasteurização do leite, estas bactérias permanecem “vivas”, tornando os iogurtes verdadeiros “alimentos vivos”. Estas duas bactérias conseguem manter um meio ácido no intestino que impede o desenvolvimento de outros microrganismos e leveduras prejudiciais que podem causar infeções. Para além disso também ajudam o nosso corpo a reagir quando a flora intestinal se encontra fragilizada ou na presença de microrganismos prejudiciais.

Mais Nutrição

ANEMIA FERROPRIVA E ALIMENTAÇÃO

S ABIA QUE?... Sabia que o ferro pode…

As frutas fazem bem?

5 Benefícios da ingestão de frutas: 1) Fornecem…

×