Pterígio: caso 2

Dr. Michael Martinez - Oftalmologia

A Sra. EF, 55 anos, hipertensa, recorreu à clínica com queixas de visão turva, referindo presença de sombra no seu campo visual à esquerda. Apresenta também dor e olho vermelho com uma massa de grande dimensão que quase cobre a pupila.

Após o exame completo foi diagnosticado com PTERIGIO Grau III (1).

Pterígio antes da cirurgia

Pterígio antes da cirurgia

Foi avaliada por cardiologista no pré-operatório e realizado excisão de grande Pterigio sob anestesia local, sem complicações.

Após um mês, a paciente não refere queixas e melhorou a sua visão.

Em todos os casos cirúrgicos do Pterigio realizamos um implante conjuntival autólogo para diminuir a recorrência do mesmo. Na imagem após a cirurgia pode visualizar-se este implante na área mais acastanhada da conjuntiva.

Pterígio depois da cirurgia

Pterígio depois da cirurgia

Devido ao grande pterígio, havia uma pequena cicatriz na córnea, que não compromete a sua visão.

 

(1) Tan DT, Chee SP, Dear KB, Lim AS. Effect of pterygium morphology on pterygium recurrence in a contolled trial comparing conjunctival autografting with bare sclera excision. Arch Ophthalmol1997;115:1235-40

O Luanda Medical Center realiza os seguintes testes para a Covid-19:

  • Teste serológico (ELISA);
  • Teste rápido IGG-IGM;
  • Teste rápido de antigénio;
  • Teste RT-PCR (o único teste aprovado para voos internacionais).

Os nossos resultados de teste para RT-PCR estão geralmente disponíveis em 48 horas ou menos. No entanto, em situações imprevistas que estejam para além do nosso controle, os resultados podem exceder as 48 horas. O Luanda Medical Center não se responsabiliza por atrasos em viagens, causados pela indisponibilidade dos resultados dos testes no prazo de 48 horas. No entanto, garantimos que fazemos todos os esforços para que os resultados sejam entregues dentro do prazo.