Vigilância em Saúde, situação Covid-19 Luanda Medical Center

Vigilância em Saúde consiste na colheita, análise e interpretação sistemática e contínua de dados em saúde, essenciais para a planificação, implementação e avaliação das práticas de saúde pública, intimamente integradas à disseminação desses dados para quem precisa saber. (Thacker et al., 2012)

Conjunto de acções voltadas para o conhecimento, prevenção e enfrentamento contínuo dos problemas de saúde, e de seus factores de riscos, como dos acidentes, incapacidades, doenças crônico-degenerativas e outros relevantes agravos de saúde.

Conjunto de actividades que permitem reunir informações indispensáveis para conhecer em todo momento o comportamento ou história natural das doenças, detectar ou prever qualquer mudança que possa ocorrer por alterações dos factores condicionantes, com o fim de recomendar oportunamente sobre bases firmes as medidas indicadas à prevenção e controle da doença .(Fossaert et al.)

Clique aqui para consultar a apresentação sobre Vigilância em Saúde, apresentada pelos Dr. Celestino Teixeira, MD (Mestre em Epidemiologia de Campo) e Dr. Edivaldo Tchongo (Licenciado em Sistemas de Informação em Saúde).