A vitrectomia é um tipo de cirurgia ocular usada para tratar problemas da retina e do vítreo do olho.
Nesta cirurgia, um oftalmologista pode:
Durante a vitrectomia, o oftalmologista remove parte ou todo o vítreo do meio do olho. Esse vítreo é substituído por uma solução de água salgada (solução salina) ou uma bolha feita de gás ou óleo.
O seu oftalmologista pode recomendar uma vitrectomia se você tiver uma destas doenças:
O paciente será submetido a anestesia local ou geral. A cirurgia pode levar de 1 a várias horas.
Durante a cirurgia, o oftalmologista fará um pequeno corte (incisão) no branco do olho (esclera). Ele usará um microscópio para ver dentro do seu olho.
Seu cirurgião usará pequenas ferramentas para executar uma ou mais dessas etapas:
O seu oftalmologista receitará remédios para ajudar a aliviar a dor. Você também receberá colírios para usar por até 4 semanas.
O seu médico fará com que você use um adesivo no olho por alguns dias para protegê-lo. Ele lhe dirá quando você pode voltar com segurança a realizar suas actividades normais.
A vitrectomia é um tipo de cirurgia ocular para tratar certos problemas da retina e do vítreo. Alguns desses problemas incluem retinopatia diabética, descolamento da retina, problemas de mácula e muito mais.
Geralmente, um oftalmologista faz essa cirurgia para remover o sangue do vítreo que impede a luz de focar adequadamente a retina.
Também pode ser usado para remover tecido cicatricial que está enrugando ou rasgando a retina.
Durante a cirurgia, o oftalmologista remove o vítreo do meio do olho. Esse vítreo é substituído por uma solução salina ou uma bolha de gás ou óleo.
Com uma bolha de gás, pode ser necessário permanecer numa posição virada para baixo ou lateralmente enquanto a bolha desaparece. Se uma bolha de gás for usada, você não poderá voar em um avião até que a bolha reabsorva. Isso ocorre porque as mudanças de altitude podem afetar a bolha.
Como qualquer cirurgia, há riscos a serem observados com a vitrectomia. Seu oftalmologista discutirá isso com você.
Retina: Camada de células nervosas que revestem a parede posterior do olho. Essa camada deteta luz e envia sinais para o cérebro para que você possa ver.
Macula: área pequena, mas importante no centro da retina. Você precisa da mácula para ver claramente os detalhes dos objetos.
Vítreo: Substância gelatinosa que preenche o meio dos olhos.
Catarata: quando a lente naturalmente clara do olho fica turva. Na cirurgia de catarata, a lente turva é removida e substituída por uma lente clara e artificial
Médico responsável: Dra. Adriana Diaz e Dr. Michael Martinez